rita lobo à francesa, com antecedência

Rita Lobo disponibilizou para download o seu mais recente e-livro, Cozinha de Estilo, no site panelinha. Um gesto de muito bom gosto, generosidade e, no caso do capítulo que traz um cardápio francês, très chic!! São 6 receitas para um jantar que pode (e deve ser preparado) com a devida antecedência, como ela mesma explica na introdução que transcrevi abaixo. Prepare-se, que publicarei as receitas uma a uma, à seu tempo…

Um jantar clássico pede aperitivo, entrada, prato principal, sobremesa e trufas para servir com café. E se as receitas forem francesas, melhor ainda. Neste cardápio, apesar de toda a pompa, praticidade não está excluída. Isso porque boa parte do preparo pode ser feito com bastante antecedência. aliás, deve. O graviax, por exemplo, um salmão curado, leva 48 horas para ficar pronto. E, na geladeira, dura alguns dias. Portanto, você pode começar o preparo quatro dias antes. Ele fica divino servido com torradinhas e acompanhado de vinho espumante.

A terrine, uma entrada clássica, é chiqérrima e saudável ao mesmo tempo. Ela pode ser feita no dia anterior. Já o coq au vin precisa daquelas 48 horinhas básicas para marinar e ganhar o sabor irresistível do prato. Ele precisa se embebber de vinho. E também leva um certo tempo para cozinhar. Comece a prepará-lo três dias antes do jantar.

As batatas precisam ser feitas na hora. Mas é a única das seis receitas do cardápio. As outras podem ficar prontas no dia anterior. para acompanhar o prato principal, vinho tinto é a melhor opção. Mas não precisa ser francês!

Anúncios

1 comentário

Arquivado em ...na cozinha, ...na vida

Uma resposta para “rita lobo à francesa, com antecedência

  1. Pingback: gravlax de salmão por rita lobo « ouiouioui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s