quiche em casa

Para mim, cozinhar sempre foi um mistério. Usar o forno então, nem se fala. E quando as receitas têm nomes e procedimentos franceses…? Enfim. Ontem, depois de um breve curso prático* com uma amiga e alguma coragem, arrisquei a minha primeira quiche.

A minha receita foi:

– um pacote de massa folhada pronta (primeira deturpação da receita, que manda fazer a massa à base de manteiga) – tirada 30 minutos antes da geladeira

– forno pré aquecido

– o recheio foi feito com linguiças (tirando a carne, desfazendo a linguiça), cebola e espinafre. Uma cebola picada e dourada na frigideira com azeite (pode-de usar manteiga também). Adiciona-se a linguiça desfeita e cozinha-se até dourar. Coloca-se um pouco de sal e inclui-se o espinafre (eu usei o espinafre congelado, metade de um pacotinho). Reserva-se a mistura

– a mistura de ovo foi feita com 1 colher de manteiga derretida, 3 ovos bem batidos (a receita fala em 4) e 1 copo de leite (a receita fala em 1,5). Mistura tudo com sal e pimenta do reino. A diferença da receita do livro é que eles sugerem que se faça clara em neve. Como para mim este é um outro grande mistério da culinária, e algumas receitas sugerem os ovos apenas batidos, segui pelo caminho mais fácil.

– com tudo isso feito, estica-se a massa em uma forma redonda média, espalha-se bem a mistura de linguiça, cobrindo bem o fundo (eu sugiro ralar um pouco de queijo parmesão ou pecorino em cima), e derrama-se a mistura de ovo por cima de tudo

– a quiche vai ao forno médio por aproximadamente 25 minutos (a minha ficou mais, porque acho que a mistura de ovo estava mais mole do que deveria)

A minha deu certo, e ficou até gostosa. Se tudo der errado, o La Tartine (bistrô francês conhecido por suas quiches), entrega em casa (o telefone é: 3259-2090).

E, já que eu deturpei tanto a receita, vamos voltar ao fundamento do que é uma quiche

Segundo a wikipedia, quiche é um prato assado feito basicamente com ovos e leite ou creme em uma massa “crust” (ainda não encontrei uma boa tradução para o português). Outros ingredientes como carne, vegetais ou queijo são comunmente adicionados à mistura de ovo antes da torta ir ao forno.

Que tal testar a sua e mandar o resultado pra gente? Eu dou o maior apoio!

———————–

* Para o curso prático, minha amiga e eu usamos como base um livro gostosinho do Cordon Bleu com receitas para brunch

2 Comentários

Arquivado em ...na cozinha

2 Respostas para “quiche em casa

  1. nao fiz seguindo sua receita… mas tava procurando no google algo q pudesse me ajudar… a minha ficou com a massa carvão… e o recehio liquido.. e apenas 1% la no meio ficou certo 😦

    minha receita foi desse site: http://www.livrodereceitas.com/tortassalgadas/tort1824.htm

    acho q n posso seguir sempre o tempo do forno.. tenho q deixar menos tempo e usar apenas 2 ovos e meia xicara de creme de leite… bem .. talvez na proxima… parabens por ter conseguido!

    bjs

  2. luanazeredo

    Tenta então fazer com a minha receita, Vitor. É simples, e um pouco “subversiva”, mas fica boa no final. E não precisa bater claras em neve! (Eu tenho medo de claras em neve).

    Beijos

    Volte sempre!

Deixe um comentário

