quiche em casa

Para mim, cozinhar sempre foi um mistério. Usar o forno então, nem se fala. E quando as receitas têm nomes e procedimentos franceses…? Enfim. Ontem, depois de um breve curso prático* com uma amiga e alguma coragem, arrisquei a minha primeira quiche.

A minha receita foi:

– um pacote de massa folhada pronta (primeira deturpação da receita, que manda fazer a massa à base de manteiga) – tirada 30 minutos antes da geladeira

– forno pré aquecido

– o recheio foi feito com linguiças (tirando a carne, desfazendo a linguiça), cebola e espinafre. Uma cebola picada e dourada na frigideira com azeite (pode-de usar manteiga também). Adiciona-se a linguiça desfeita e cozinha-se até dourar. Coloca-se um pouco de sal e inclui-se o espinafre (eu usei o espinafre congelado, metade de um pacotinho). Reserva-se a mistura

– a mistura de ovo foi feita com 1 colher de manteiga derretida, 3 ovos bem batidos (a receita fala em 4) e 1 copo de leite (a receita fala em 1,5). Mistura tudo com sal e pimenta do reino. A diferença da receita do livro é que eles sugerem que se faça clara em neve. Como para mim este é um outro grande mistério da culinária, e algumas receitas sugerem os ovos apenas batidos, segui pelo caminho mais fácil.

– com tudo isso feito, estica-se a massa em uma forma redonda média, espalha-se bem a mistura de linguiça, cobrindo bem o fundo (eu sugiro ralar um pouco de queijo parmesão ou pecorino em cima), e derrama-se a mistura de ovo por cima de tudo

– a quiche vai ao forno médio por aproximadamente 25 minutos (a minha ficou mais, porque acho que a mistura de ovo estava mais mole do que deveria)

A minha deu certo, e ficou até gostosa. Se tudo der errado, o La Tartine (bistrô francês conhecido por suas quiches), entrega em casa (o telefone é: 3259-2090).

E, já que eu deturpei tanto a receita, vamos voltar ao fundamento do que é uma quiche

Segundo a wikipedia, quiche é um prato assado feito basicamente com ovos e leite ou creme em uma massa “crust” (ainda não encontrei uma boa tradução para o português). Outros ingredientes como carne, vegetais ou queijo são comunmente adicionados à mistura de ovo antes da torta ir ao forno.

Que tal testar a sua e mandar o resultado pra gente? Eu dou o maior apoio!

———————–

* Para o curso prático, minha amiga e eu usamos como base um livro gostosinho do Cordon Bleu com receitas para brunch

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em ...na cozinha

2 Respostas para “quiche em casa

  1. nao fiz seguindo sua receita… mas tava procurando no google algo q pudesse me ajudar… a minha ficou com a massa carvão… e o recehio liquido.. e apenas 1% la no meio ficou certo 😦

    minha receita foi desse site: http://www.livrodereceitas.com/tortassalgadas/tort1824.htm

    acho q n posso seguir sempre o tempo do forno.. tenho q deixar menos tempo e usar apenas 2 ovos e meia xicara de creme de leite… bem .. talvez na proxima… parabens por ter conseguido!

    bjs

  2. luanazeredo

    Tenta então fazer com a minha receita, Vitor. É simples, e um pouco “subversiva”, mas fica boa no final. E não precisa bater claras em neve! (Eu tenho medo de claras em neve).

    Beijos

    Volte sempre!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s