um flâneur brasileiro em paris

Este filme aí de cima é um deliciado trabalho produzido pelo fotógrafo Fernando Rabelo, intitulado “Imagens de um flâneur brasileiro em Paris” mostra fotos feitas em um caminhar sem destino pelas ruas de Paris.

Na adolescência Fernando morou em Paris por seis anos durante o exílio do pai (também fotógrafo e criador da revista “Binômio”). Em 2005, quase trinta anos depois, retornou à capital francesa onde residiu por um ano, período em que registrou Paris como estrangeiro, mas não como turista. Resgatou a prática do flâneur, de andar sem destino, deixando que o tempo contemplativo e não só a ação de fotografar incida sobre a imagem. Registrar a intensidade vital da cidade e traduzi-la em fotografias…

“Como flâneur, pude não só retratar Paris a partir de ângulos inusitados, como experimentar outra relação entre o tempo e a imagem fotográfica, houve momentos em que passava o dia flanando e voltava para casa sem nenhuma imagem. No dia seguinte, eu retornava aos mesmos lugares e realizava as fotografias, onde eu podia esperar pacientemente o melhor momento, a melhor luz, o instante mágico”.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em ...na vida, ...nas artes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s