companhias brasileiras na bienal de lyon

Começou neste sábado a 25ª edição da Bienal de Dança de Lyon, um dos eventos de dança mais importantes do mundo. Serão 54 apresentações de 42 companhias, vindas de 19 países diferentes – sendo duas brasileiras!

A primeira delas é a Companhia Sociedade Masculina, grupo formado apenas por bailarinos e sediada no Studio 3 de São Paulo. O espetáculo Um Olhar sobre a Tropicália foi concebido pelo coreógrafo Henrique Rodovalho, com inspiração no movimento tropicalista, dos anos 60. 

A outra companhia brasileira convidada a se apresentar é a Companhia Urbana, nascida nos morros cariocas a partir de um trabalho com jovens carentes. Em 2006 a companhia se apresentou na França e deixou encantado o coreógrafo de hip-hop Mourad Merzouki que os convidou para o desenvolvimento de um trabalho em conjunto – é este trabalho que será mostrado no festival deste ano (e deve circular por aqui no ano que vem, durante os festejos do Ano da França no Brasil). 

Outras curiosidades sobre o evento:

– A Companhia de Dança Deborah Colker, uma das mais famosas no Brasil, estreou para o mundo em uma das edições do evento. 

– A cada edição da Bienal, acontece um desfile inspirado no carnaval brasileiro chamado Défilé – uma coreografia em marcha que passa pelas ruas da cidade, com 250 dançarinos profissionais e mais 4,5 mil amadores.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em ...na dança

Uma resposta para “companhias brasileiras na bienal de lyon

  1. Pingback: ballet de l’opera de lyon no brasil « ouiouioui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s