inhotim recebe francesa

dominique_gonzalez-f_19430t

Dominique Gonzalez-Foerster, artista francesa de destaque na cena contemporânea mundial, é conhecida por propôr experiências através de suas obras. Agora ela chega ao Brasil, e vai direto para Inhotim, o templo da arte contemporânea atual.

Seu trabalho “Promenade” é um trabalho sonoro, instalado em uma grande sala retangular de uma das galerias do Centro de Arte Contemporânea Inhotim, em Brumadinho (MG) – na mesma galeria onde estão espostos trabalhos de outros artistas com trânsito internacional como Olafur Eliasson e Macchi.

Com esta obra Foerster diz ter como um dos seus principais objetivos provocar um impacto na percepção do espectador. “Trata-se de um ambiente puramente sonoro que funciona como uma longa seqüência cinematográfica sem imagens. É a dimensão do espaço que garante a experiência.

Ou seja, a aparição de imagens, recordações e visões ligadas à chuva. O estímulo é puramente auditivo –nenhum suporte visual exceto o espaço vazio do museu, repleto de chuva”, explica ela em entrevista para a Folha.

A instalação foi exposta pela primeira vez em Paris, em 2007, e já passou pelo Museu de Arte Contemporânea de León, na Espanha, e pelo Guggenheim, em Nova York. 

Por aqui, ela participou da 27ª Bienal de São Paulo, em 2006 com uma obra m que fazia uma intervenção nas estruturas de apoio do prédio da Bienal, dialogando com a arquitetura do local expositivo, como ela gosta.

** Centro de Arte Contemporânea Inhotim (r. B, 20, Brumadinho, Minas Gerais; tel. 0/xx/31/3227-0001)

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em ...nas artes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s